quarta-feira, 1 de junho de 2011

Trabalho do ÓRGÃO!

Anatomia:
Nome: Purse.
Localização: Após o canal vaginal, situado no vestíbulo da vagina.
Função: A purse é um órgão encontrado apenas nas mulheres, com a função de armazenar temporariamente o sangue antes da menstruação, para que esta não chegue sem controle, e sem que a mulher esteja preparada. O sangue menstrual, oriunda da descamação do endométrio, desce pelo canal vaginal, chega até a purse, e é eliminada.  Aproximadamente 15 minutos é tempo máximo que a purse é controlada  voluntariamente pela mulher.
A purse se relaciona com o aparelho reprodutor feminino, e com as estruturas, canal vaginal, útero, lábios menores e maiores.
Recebe irrigação sanguínea da aorta que se ramifica em capilares. E drena para vênulas que confluem à veia cava inferior.
O principal suprimento nervoso é ,efetuado pelos nervos pélvicos que estão ligados à medula espinhal do plexo sacro, semelhante ao sistema urinário, conectando-se principalmente com segmentos medulares de S-2 e S-3. Com bastante fibras parassimpáticas. Outras inervações são importantes , como as fibras motoras esqueléticas que são levadas até o esfíncter externo da purse. Trata-se de fibras nervosas somáticas que inervam e controlam o músculo voluntário do esfíncter.
 Com 02 porções:
Interna: Tecido Epitelial Estratificado de Transição: Percepção de estímulos e contração.

 Externa: Tecido Conjuntivo Denso: Responsáveis pela forma, conecta e liga as células à órgãos, dar proteção e resistência a tecidos, pouco flexível, mais resistente.

Histologia
Com 02 porções:
Interna: Tecido Epitelial Estratificado de Transição: Percepção de estímulos e contração.
Externa: Tecido Conjuntivo Denso: Responsáveis pela forma, conecta e liga as células à órgãos, dar proteção e resistência a tecidos, pouco flexível, mais resistente.
Organização das células:
Tecido Epitelial: (Revestimento): Células Poliédricas, justapostas, com pouca substância extracelular, células altas, achatadas e pavimentosas
Tecido Conjuntivo: Muita Matriz extra celular - MEC- conecta e liga células à órgãos.
O Estroma e o Parênquima da Purse, é justamente o tecido conjuntivo que dá sustentação ao órgão, ou seja, que serve para sustentar as células funcionais do órgão, e o mantem no lugar.
As principais células funcionais são os fibroblastos.
A parte mais externa produz muita matriz extracelular (que é constituída de fibras + substância fundamental)  que é tecido conjuntivo. E a parte mais interna tem pouco MEC.
Com fibras colágenas, não calcificada.

Embriologia
A purse é originada inicialmente do mesoderma ( que forma a parte interna do órgão) e depois do endoderma (que forma a parte externa). Começa a se desenvolver a partir da terceira semana do desenvolvimento.
Para a purse só é necessário fatores externo, como vitamina E, quando ocorre problema na menstruação, ocasionada justamente pela deficiência dessa vitamina no organismo, que estimula a liberação de endorfinas.

Genética
A purse é de herança ligada ao sexo XX. Alterações  genéticas podem modificar o funcionamento do órgão. No caso, o fluxo sanguíneo proveniente da descamação do endométrio, desce involuntariamente pelo canal vaginal, para ser eliminada. Então o sangue desce com uma velocidade mais rápida, causando fortes cólicas, desmaios, fraqueza, desidratação e em casos graves, anemia, e até a morte. Esses sintomas surgem quando ocorre a Menarca. Em relação à doação de órgãos, a Purse pode sim ser transplantado, é importante  que os órgãos sejam aproveitados enquanto há circulação sangüínea para irrigá-los. A doação vai depender do encaixe da pulse, pois o tamanho varia bastante de mulher para mulher, deve ser compatível.
Bioquímica
A função da Purse no organismo feminino, é armazenar temporariamente o sangue menstrual logo quando o endométrio descama, e desce pelo canal vaginal, temos a bolsa= purse na porção anterior do vestíbulo da vagina. A maquinaria Bioquímica desenvolvida nesse órgão, é proveniente da energia necessária para a contração. Demanda bastante energia, obtida a princípio do ATP ou da fosfocreatina disponíveis na célula. A reposição dos níveis desses dois compostos se dá pela catabolização.
A purse não produz hormônios e  nem enzimas. Para a energia da contração muscular é necessário a catabolização da glicose do glicogênio( armazenado no retículo sarcoplasmático ou dos ac.graxos que são transformados e participam do ciclo de ac. Cítrico e da fosforização oxidativa nas mitocôndrias.  Não está acoplado a nenhum outro ciclo, pois a Purse é um órgão de passagem em que a energia necessária para o processo, é proveniente dos tecidos desta.

Biofísica
A purse tem um transporte mediado e é classificado na categoria de passivo, em que os processos ocorrem à favor do gradiente de concentração. Esse transporte não requer energia, diferentemente do ato de contração exercido pelo órgão. É capaz de realizar potenciais de ação.
As membranas celulares com proteínas que criam junções celulares que fazem com que os tecidos permaneçam juntos.
Com Proteínas de Canais, que permite um transporte rápido.

LOCALIZAÇÃO DA PURSE.









Um comentário: