segunda-feira, 25 de abril de 2011

Genética - Revista Ciência Hoje - Divulgação Científica da SBPC 242

Na Revista Ciência Hoje encontrei diversas resportagens , as quais fazem referências a Genética!

 1ª Reportagem: Existem moscas brancas?
Sim, existem moscas de cor branca, comum em larvas, raramente encontradas em adultos. Uma possível razão é o albunismo (distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de um pigmento, na pele, cabelos e olhos devido a ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina)

2ª Reportagem: Glaucoma e Alzheimer podem ter causa comum. Drogas para matar esta última fizeram efeito sobre a primeira. A degeneração causada pelo aumento da pressão intra-ocular nas células qe transmitem o sinal até o cérebro permanece nos portadores de Glaucoma, mesmo depois que a pressão é controlada. Essas células produzem proteína beta- amilóide, que também forma as placas cerebrais encontradas nos portadores de Alzheimer.
Já foram identificados em média 4 genes que aparentam oferecer risco hereditário para a Alzheimer. Uma alteração no cromossomo 19 apolipoproteína E é um fator de risco. Apo E como é conhecida está envolvida no transporte de colesterol.

3ª Reportagem: Enzimas : Poderosa Ferramenta na Indústria!
As enzimas são usadas direta ou indiretamente pela humanidade há milhares de anos. Empregadas nas áreas: Médicas, Alimentícias, Têxtil, Química de Papel e Celulose. Com diversas vantagens na indústria pois são naturais, não tóxicas e específicas para ações. Altera as características de vários tipos de resíduos, reduzindo a poluição ambiental. O mercado brasileiro de enzimas, embora pequeno diante do mundial, apresenta grande potencial, por conta da enorme disponibilidade de resíduos agroindustriais e do dinamismo dos setores indústriais. Os microorganismos são a principal fonte de enzimas  de aplicação indústrial, que é de grande interesse por causa principalmente da facilidade de obtenção ( por biotecnologia), maior especificidade, menor consumo energético e maior velocidade na reação.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário